quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Véu



Olá meninas...
hoje eu vim falar sobre o véu que usamos no grande dia!
Seja ele curto, longo ou super longo, o véu hoje é uma peça quase que indipensável para compor o look no dia do nosso casamento.
Por ser uma grande admiradora dessa peça fundamental resolvi escrever sobre ele e colocar aqui algumas coisas interessantes que descobri sobre ele e suas diversas formas.

Sempre soube que o véu antigamente era usado pelas noivas com o intuito de proteger a noiva de olhares de outros homens e da inveja das mulheres que ainda não tinham conseguido realizar o sonho de se casar.
Com o tempo, eles foram se adequando e tomando fundamentos diversos para o seu uso. Chegou a um tempo em que as noivas não mais o usavam. Era muito difícil de se ver uma noiva usando essa peça. Mas, será que é só esse o simbolismo??
Vou colocar aqui uns trechos de um texto que achei no site casamentoecia.com.br que achei interessante.

Vale ressaltar:

"O véu tem seu significado religioso no Cristianismo pois ele aparece em todas as representações de Maria, Mãe de Jesus Cristo. O uso do véu na igreja era comum antes da década de 1960.

O véu da noiva também esta ligado a mitologia, pois Ishtar, a antiga Deusa do Amor, surgiu das profundezas e os vapores da terra e do mar cobriram-na " como um véu ".

O véu é uma peça misteriosa pois ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza da donzela.

Hijab (véu), quer dizer, em árabe, 'o que separa duas coisas'. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

O véu dá a noiva uma aura angelical, quase divina, por isso é considerado símbolo da pureza e foi incorporado ao traje da noiva, devendo então ser sempre no tom branco. Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza.

Pelo fato de apenas as mulheres virgens poderem usar o véu, essa idéia permanece até os dias de hoje e faz parte dos costumes, portanto a noiva que casa-se pela segunda vez não deve usar véu na cerimônia de casamento.

Sabia que tem uma bebida chamada véu de noiva? Ingredientes para Véu da Noiva: 1 dose de pinga, 1 dose de leite de coco, 1 dose Club Soda, 1 colher de sobremesa de leite condensado. Bater tudo no liquidificador e servir

Que o noivo não deve ver a sua amada vestida de noiva antes da cerimônia todo mundo sabe. Mas, por causa das confusões, os noivos judeus fazem questão de levantar o véu da noiva antes do início do casamento para confirmar a identidade de sua futura esposa. E fazem muito bem, porque o seguro morreu de velho e é melhor prevenir! "


Sempre gostei muito de história, e sobre as histórias que marcavam determinados fatos ou acontecimentos como esse: porque usamos véu??

Espero que tenham gostado do texto como eu gostei. E para terminar, o último trecho, que gostei muito. Achei inusitado inclusive:

"Sabia que o costume das noivas taparem a cara com um véu deriva de uma superstição com milhares de anos? Quase todas as superstições relativas ao dia do casamento têm a ver com a crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva escondia o rosto com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modo idêntico. Esse costume deu origem ao véu de noiva e ao cortejo de damas de honra."

Depois, vou trazer a história do bouquet. Vocês sabem porque as noivas usam os bouquets??? É meio nojento, mas darão boas risadas.
Descobri isso, acreditem, na minha aula de Direito do Trabalho.

beijossssss





Um comentário:

  1. o meu foi longooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo !!!

    hummm gostei disso da bebida !!! kkkk me deu vontade de tomar pra ver hihih vou anotar aqui pra tentar fazer depois hehehhehe

    ResponderExcluir